Ministério das Relações Exteriores

Programa Brasil - Japão

O Programa de Cooperação Técnica do Japão no Brasil é conduzido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio da transferência de conhecimento e tecnologia japoneses a instituições brasileiras.

As instituições públicas brasileiras podem ter acesso ao programa mediante a apresentação de propostas à ABC, que serão avaliadas em conjunto com a JICA Brasil para posterior encaminhamento ao Governo do Japão. É importante destacar que a cooperação técnica bilateral com o Japão não contempla a doação ou empréstimo de recursos financeiros e se efetua por meio de consultorias de alto nível (envio de peritos japoneses), da capacitação e treinamento de técnicos brasileiros no Japão e, em alguns casos, da doação de equipamentos. Não contempla, também, obras de infra-estrutura, pesquisa acadêmicas e bolsas de estudo.

Cabe à instituição brasileira assumir uma contrapartida nacional, traduzida em pessoal, instalações e gastos locais, valor que deve ser, no mínimo, igual ao valor da cooperação solicitada. A ABC não participa com aporte orçamentário nos projetos de cooperação técnica recebida.

O ciclo de apresentação e aprovação de projetos é anual, sendo o dia 31 de março de cada ano a data limite para o recebimento das versões preliminares das propostas de projetos. Após a análise no Japão, os projetos aprovados pelo governo japonês são oficialmente incluídos no programa para o ano fiscal seguinte, com início em abril. Ao longo de todo ano a ABC esclarece dúvidas e fornece orientação às instituições interessadas sobre a elaboração de projeto, os critérios de avaliação, etc.


Modalidades do Programa:

  • Projetos de Cooperação Técnica (PCT);
  • Estudo para Desenvolvimento (ED);
  • Projetos Individuais de Cooperação Técnica (PICT).

Material de apoio:



SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil