Ministério das Relações Exteriores

Setores Beneficiados

A CGCB, durante o ano de 2011, acompanhou a execução de 33 projetos e atividades de cooperação técnica recebida e 79 projetos e atividades de cooperação técnica trilateral prestada com países desenvolvidos.




No decorrer do ano de 2011, houve a manutenção dos níveis de cooperação técnica recebida bilateral, considerando o ano anterior, ao passo que se verificou um aumento nas demandas internas por parte de diferentes setores de governo no sentido de abrir novas frentes de colaboração internacional, sobretudo em virtude da realização no Brasil de grandes eventos internacionais nos próximos anos. Notadamente, no campo da cooperação técnica trilateral, o ano de 2011 foi marcado pelo avanço das negociações com novos países parceiros e pela inauguração de iniciativas concretas de maior vulto, com destaque ao Prosavana – Programa de desenvolvimento agrícola nas savanas tropicais de Moçambique, realizado em parceria com o Japão.






Em 2011 foram firmados 5 (cinco) Ajustes Complementares, e 3 (três) Memorandos de Entendimento para Cooperação Técnica entre o Brasil e países Desenvolvidos.





SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil