Ministério das Relações Exteriores

Jamaica

A cooperação técnica entre a República Federativa do Brasil e a Jamaica teve início em 1997, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, no dia 28 de agosto daquele ano. A partir dessa data, diversas ações no campo da cooperação técnica marcaram as relações bilaterais entre os dois países.

Ao final de 2011, o programa de cooperação bilateral entre os países contava com projetos nas áreas de agricultura e formação profissional.

Cabe ressaltar a assinatura e início da implementação do projeto "Centro de Formação Profissional Brasil – Jamaica”, em parceria com o SENAI, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Jamaica, a partir da educação profissional, em alinhamento com as demandas locais, através da implantação de um Centro de Formação Profissional voltado para atendimento de manutenção da estrutura do setor de turismo.

Seguem abaixo os projetos e atividades que compõem a cooperação técnica com o país:



PROJETOS EM EXECUÇÃO

1. Programa de Capacitação de Técnicos da Jamaica em Produção e Processamento de Frutas Tropicais

Organizar a cadeia produtiva de frutas tropicais, desde a obtenção da matéria-prima até a sua comercialização, tendo como resultado a agregação de valor dos produtos e o fortalecimento dos agricultores familiares (cuja propriedade compreende de 2 a 5 acres).

2. Capacitação de Recursos Humanos para Desenvolvimento das Cadeias Agropecuárias da Jamaica com Ênfase na Cadeia da Mandioca

Promover a desenvolvimento e formação de recursos humanos para gestão e controle das cadeias agropecuárias da Jamaica com vistas ao desenvolvimento do setor produtivo, geração de renda e emprego na agricultura e outros elos das cadeias produtivas. Como forma de aplicação, inicialmente, será tratada a cadeia agroindustrial da mandioca.

3. Centro de Formação e Capacitação Profissional Brasil – Jamaica

Contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Jamaica, a partir da educação profissional, em alinhamento com as demandas locais, através da implantação de um Centro de Formação Profissional voltado para atendimento de manutenção da estrutura do setor de turismo.



ATIVIDADE ISOLADA CONCLUÍDA

1. Missão à Jamaica para Capacitação de Multiplicadores em Capoeira

Promover a capacitação de professores de capoeira jamaicanos no sentido de promover a existência de multiplicadores deste conhecimento, bem como tornar o ensino deste esporte como um instrumento no apoio de comunidades carentes em Kingston e Montego Bay.


SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil