Ministério das Relações Exteriores

Peru

A cooperação técnica entre os dois países é amparada pelo Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica, firmado em 8 de outubro 1975. O Programa de Cooperação Técnica Brasil – Peru conta, atualmente, com uma carteia composta por 20 projetos em execução, 02 em processo de assinatura e 09 em negociação e 2 concluídos, sendo as principais áreas abordadas pelos projetos, agrícola, aquícola e saúde.

Merecem destaque os seguintes projetos: "Intercâmbio de Experiências e Tecnologias para Incremento da Produtividade e Gestão Empresarial dos Produtores de Café na Região do VRAE – Peru” cuja última atividade técnica foi executada em junho do corrente.

O projeto "Fortalecimento das Capacidades Locais para o Desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais (SAF) em Comunidades Fronteiriças da Amazônia Peruana”, freqüentemente presente na mídia peruana, teve dois cursos realizados na cidade de Caballococha que culminaram com a implantaçãodeuma unidadedemonstrativa desistemasagroflorestais, que servirá parao intercâmbiodeexperiências e conhecimentos, juntoa técnicosde instituições que atuam naAmazônia Peruana.

Por fim, cabe ressaltar a conclusão do projeto de Banco de Leite Humano que contribuiu com eficácia para criação de uma estratégia que ampliasse o acesso de recém-nascidos ao leite humano, além de implementar o Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humanos no Instituto Nacional Materno Perinatal do Peru (INMP).

Realizou-se, em maio do corrente, missão técnica para elaboração de projetos agrícolas em áreas de integração fronteiriça atendendo ao rol de compromissos assumidos com o Governo peruano no âmbito da III Comissão Vice-Ministerial de Integração Fronteiriça (CVIF), realizada em outubro de 2011.


SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil