Ministério das Relações Exteriores

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. Modelo de instituição, por sua experiência, seriedade e competência, contribuiu para consolidar o Sistema de Formação Profissional no Brasil e, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), transferiu seu modelo a outros países da África, Ásia e América Latina.

A formação profissional, em termos de volume de recursos investidos, constitui-se em um dos maiores temas da cooperação prestada pelo Brasil. Por meio da parceria com o SENAI, na África, centros de formação profissional encontram em operação em Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau, e dois outros novos centros serão implantados brevemente em São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Um exemplo ilustrativo, no contexto da cooperação desenvolvida com o SENAI, é o do Centro de Formação Profissional Brasil – Angola, em Luanda. Esse centro, fundado em 2000, é o resultado de vários anos de planejamento e coordenação técnica realizados pela ABC e SENAI. Identificou-se naquele país, destruído por longo conflito interno, uma série de dificuldades em se encontrar mão-de-obra qualificada para prestar apoio nos esforços de reconstrução. Desta forma, o projeto apoiou a formação de quadros qualificados nas áreas de mecânica de motores, construção civil, eletricidade, vestuário e informática, contribuindo para o esforço de reinserção social e de reconstrução nacional do país. O referido Centro encontra-se atualmente em pleno funcionamento, e conforme previsto no projeto original, o Governo brasileiro transferiu com sucesso, em 2005, a sua gestão para o Governo angolano.

Centro de Formação Brasil-Paraguai

Centro de Formação Brasil-Angola


SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil