Ministério das Relações Exteriores

Introdução

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), é responsável por coordenar, executar e avaliar os programas e ações da cooperação técnica e humanitária internacionais do Brasil, em parceria com governos estrangeiros ou com organismos internacionais, nas vertentes do Brasil para o exterior e do exterior para o Brasil. Criada em 1987, foi a primeira Agência de Cooperação Internacional oficialmente estabelecida entre os países em desenvolvimento.

Ao longo dos anos, a ABC contribuiu para a mudança do perfil do país no contexto internacional. O Brasil, que antes se limitava, basicamente, a receber assistência técnica dos parceiros desenvolvidos, passou a atuar, nos últimos anos, como um ator relevante da cooperação horizontal no eixo Sul-Sul.

A cooperação técnica internacional brasileira é desenvolvida por meio de programas, projetos e atividades destinados à promoção do desenvolvimento social e inclusivo com países em desenvolvimento, em parceria com um ou mais estados estrangeiros e/ou organismos internacionais com os quais o Brasil mantenha Acordo Básico de Cooperação Técnica.

No Brasil, entende-se a cooperação técnica como uma estratégia capaz de produzir impactos positivos sobre as populações. Tem por finalidade elevar padrões de vida, modificar realidades e promover o desenvolvimento sustentável e o respeito pela dignidade de vida de cada pessoa.

Para desempenhar sua missão, a ABC segue as diretrizes da política externa do MRE e as prioridades nacionais de desenvolvimento, definidas nos planos e programas setoriais de governo.

A estrutura operacional da ABC é formada por dez coordenações, oito delas responsáveis por desenvolver as atividades finalísticas da Agência e duas voltadas para a implementação das atividades meio:


A estrutura operacional da ABC é formada por quatro coordenações:


SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil