Agência Brasileira de Cooperação - ABC Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA

ANA - Agência Nacional de Águas


A Agência Nacional de Águas (ANA) tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo o seu uso sustentável em benefício da atual e das futuras gerações. A gestão de recursos hídricos é fundamental ao desenvolvimento sócio-econômico de nosso país e aborda as diferentes características desses recursos, das limitações quantitativas na região semi-árida, aos aspectos de poluição hídrica mais evidentes nas regiões sul e sudeste, à abundância quantitativa na região amazônica. Em todas essas vertentes, a ANA dispõe de um conjunto de iniciativas que contemplam os aspectos envolvidos na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, traduzidos especialmente nas questões de planejamento, regulação, articulação institucional e capacitação, sistema de informações e garantia de uso múltiplo.

No contexto das ações de capacitação, a ANA realiza sistematicamente o “Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: Técnicas de Medição”, que na versão 2010 ganha o apoio da cooperação técnica oferecida pelo Japão ao Brasil. Este curso aborda um tema relevante na gestão dos recursos hídricos e, por priorizar a região amazônica, permite uma significativa integração entre os países da Bacia Amazônica e um fortalecimento das instituições desses países envolvidas na gestão desses recursos. Em função das características hídricas da América do Sul, este curso tem atraído o interesse de instituições de outros países do continente que dispõem de rios de grande porte, como aqueles situados na Bacia do Prata.

O curso objetiva a capacitação de profissionais da área de recursos hídricos do Brasil e demais países da América do Sul, especialmente da Bacia Amazônica, nas técnicas e metodologias de medição e de cálculo de vazão em grandes rios e será subsídio importante para que os participantes, a partir da capacitação recebida, possam identificar eventuais possibilidades de cooperação técnica entre seus países e o Japão.