A cooperação técnica entre a República Federativa do Brasil e a República de Angola começou a desenhar-se em 1980 com a assinatura do Acordo de Cooperação Econômica, Científica e Técnica, no dia 11 de junho daquele ano. No âmbito desse acordo, Brasil e Angola desenvolveram cooperação nas áreas de saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, esportes, estatística e agricultura.
Atualmente sete projetos de cooperação estão em execução e três projetos estão em negociação nas áreas de saúde e educação. Ademais das iniciativas em curso ou em negociação, existem demandas recentes, ainda sendo estudadas pelas contrapartes brasileiras nas áreas de meio ambiente, geoprocessamento, geologia, saúde, energia, urbanização e segurança pública.
Cabe ressaltar que, no âmbito da Parceria Estratégica firmada entre os presidentes José Eduardo dos Santos e Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010, prevê-se firmar Ajuste Complementar para Implementação do Programa Plurianual de Parceria Estratégica de Cooperação Técnica Brasil – Angola 2012-2014, cujo teor conta ao todo com vinte e duas áreas para cooperação conjunta.