Ministério das Relações Exteriores

Angolanos se preparam para primeiro Banco de Leite Humano

Angolanos se preparam para primeiro Banco de Leite Humano

Cerca de 20 profissionais da saúde e bombeiros já estão sendo treinados

Capacitações de cerca de 20 profissionais de saúde angolanos estão sendo realizadas até o dia 23 de agosto em Luanda. As atividades são parte do “Projeto Piloto de Implantação e Implementação de Banco de Leite Humano em Angola".

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde angolanos nos aspectos práticos do Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano. Adicionalmente, dois bombeiros da cidade de Luanda estão recebendo treinamento sobre amamentação e conservação do leite humano já que, a exemplo do que acontece no Brasil, o Corpo de Bombeiros de Angola apoiará na coleta do leite em outras unidades de saúde e nas residências das doadoras.   

Participam da missão a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do Distrito Federal, Miriam Oliveira dos Santos e Fernanda Viana Pereira da Luz, enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Planaltina. 

O primeiro Banco de Leite Humano (BLH) de Angola será localizado na Maternidade Lucrécia Paim, em Luanda. A data da cerimônia de inauguração ainda está sendo definida.A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde e com o Governo da Angola


Autor: Claudia Caçador

imagem adicional imagem adicional imagem adicional
SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil