Em 10 de julho de 2015, foi celebrado Memorando de Entendimento entre Brasil e Suriname para o estabelecimento do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica bilateral (GT). O documento foi celebrado por ocasião do encerramento dos trabalhos da missão multidisciplinar coordenada pela ABC, que ocorreu de 7 a 10 de julho e coincidiu com a realização da I Reunião do GT.
Entre os resultados do encontro, destaca-se a negociação de sete (7) novas iniciativas de cooperação técnica, a serem implementadas em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, a Agência Nacional de Águas – ANA, o Serviço Geológico do Brasil – CPRM e o Ministério da Saúde – MS. As propostas visam ao fortalecimento das instituições surinamesas em temas como produção de cacau, gestão dos recursos hídricos, mapeamento geológico e resposta a epidemias.
Além das novas iniciativas, foi reformulado o plano de trabalho do projeto para fortalecimento do Banco Central do Suriname, que já se encontrava em andamento, e foram avaliados os resultados alcançados pelos projetos que compõem o programa de cooperação técnica bilateral. À margem do encontro, também foram firmados os documentos para implementação do projeto intitulado "Apoio ao Melhoramento do Cultivo de Arroz de Terras Altas no Suriname", que será executado no âmbito da cooperação trilateral Brasil – Suriname – Nova Zelândia.