Ministério das Relações Exteriores

195 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Argentina

195 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Argentina

No último domingo, 05/08, completaram-se 195 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Argentina. Essa história também é marcada pela cooperação técnica entre os dois países. Atualmente, Brasil e Argentina têm oito projetos de cooperação em execução, entre ações bilaterais e de cooperação descentralizada, além de algumas iniciativas em fase de negociação. 

Grande parte desses projetos foi idealizada durante a IV Reunião da Comissão Mista de Cooperação Técnica Brasil – Argentina, em 2017, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 das Nações Unidas. Entre os temas das iniciativas, estão ações nas áreas de políticas sociais e populações vulneráveis, meio ambiente e agroindústria. Na ocasião, ambos os países reafirmaram seu compromisso com o desenvolvimento da cooperação Sul-Sul. 

195 anos de relações diplomáticas

A Argentina foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, de acordo com uma pesquisa histórica recente. 

Em junho de 1823, o então chanceler do governo de Buenos Aires, Bernardino Rivadavia, assinou uma carta reconhecendo a independência do Império Brasileiro. Em 5 de agosto do mesmo ano, o documento foi apresentado por um enviado argentino ao chanceler brasileiro no Rio de Janeiro, marcando o início do relacionamento bilateral mais antigo do Brasil.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores (MRE)

SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil