Ministério das Relações Exteriores

Cooperação humanitária: medicamentos brasileiros chegam a imigrantes venezuelanos na Colômbia

Cooperação humanitária: medicamentos brasileiros chegam a imigrantes venezuelanos na Colômbia

O governo brasileiro realizou mais uma doação de medicamentos, em caráter de cooperação humanitária. No dia 18 de setembro, antirretrovirais doados pelo Brasil foram entregues ao governo da Colômbia para apoio no tratamento de imigrantes venezuelanos com vírus HIV/AIDS que se encontram no país.

A doação dos 360 mil comprimidos se deu em resposta a solicitação recebida do governo colombiano e foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) brasileiro e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

As ações de cooperação humanitária realizadas pelo Brasil contribuem para apoiar outros países em situação emergencial. As doações não privam os brasileiros do direito ao acesso a medicamentos, que são doados apenas se não fizerem falta a pacientes nacionais. O Brasil também é receptor de doações de medicamentos em situações emergenciais de desabastecimento.

As iniciativas de cooperação humanitária reforçam ainda o compromisso institucional que o Brasil tem com a cooperação internacional, princípio consagrado no artigo 4º da Constituição brasileira. Como consequência, a projeção internacional do Brasil é também fortalecida.

De acordo com a Agência Brasil, a Colômbia já recebeu mais de um milhão de venezuelanos nos últimos 16 meses.

Brasil e Colômbia

As relações entre Brasil e Colômbia vêm se fortalecendo na última década. Há, atualmente, cerca de 50 empresas brasileiras estabelecidas na Colômbia, atuando em setores estratégicos, como siderurgia, infraestrutura, nas áreas de petróleo e mineração, finanças, telecomunicações, tecnologia da informação e no setor de alimentos e bebidas. Do ponto de vista político, são diversos os temas de interesse mútuo: fronteiras, meio ambiente, saúde, temas indígenas e navegabilidade dos rios.

A agenda da cooperação técnica entre os dois países é bastante ampla. Em 2017, foram assinados quatro novos projetos: "Transferência do Modelo da Rede Colombiana Contra o Trabalho Infantil e Intercâmbio de Experiências de Diálogo Social no Marco dos Direitos Fundamentais do Trabalho", com o Ministério do Trabalho; "Fortalecimento de Capacidades dos Sistemas Nacionais de Áreas Protegidas de Brasil e Colômbia para o manejo efetivo de áreas protegidas com impacto regional", em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); "Fortalecimento da capacidade dos bombeiros da Colômbia frente a incêndios florestais", em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); e "Fortalecimento na formulação e atualização de protocolos de avaliação agronômica para cultivos de pastos e soja", em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Vale ressaltar que também há iniciativas de cooperação trilateral entre Brasil e Colômbia em curso.

Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil