Ministério das Relações Exteriores

Além do Algodão realiza missão local em distritos de Moçambique

Além do Algodão realiza missão local em distritos de Moçambique

Iniciativa de cooperação apoia produtores familiares de algodão e garante segurança alimentar e nutricional para cidadãos e cidadãs daquele país

Durante a primeira semana de agosto, a equipe do projeto Além do Algodão em Moçambique foi a campo para apresentar a iniciativa aos parceiros governamentais locais. As atividades foram realizadas nas províncias de Tete (distritos de Magoe, Cahora Bassa e Moatize) e Manica (distritos de Guro e Barue).

O projeto Além do Algodão é executado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome em Brasília do Programa Mundial de Alimentos (PMA), com o apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com o Instituto do Algodão e Oleaginosas do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (IAOM/MADR), de Moçambique.

O Além do Algodão tem o objetivo de apoiar pequenos produtores de algodão e instituições públicas no escoamento da produção dos subprodutos do algodão (óleo, torta, etc.) e de produtos advindos da produção consorciada de algodão (milho, sorgo, feijão etc.) para utilização em mercados institucionais, a exemplo da merenda escolar, com vistas a contribuir para o aumento de renda dos pequenos produtores e para sua segurança alimentar e nutricional. Cerca de 1.500 famílias de agricultores e aproximadamente 31 mil estudantes incorporados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar de Moçambique (PRONAE) deverão ser beneficiados.

Segundo a coordenadora-local do Além do Algodão, Marisete Araújo, “essa atividade foi necessária para que os governos locais conheçam os detalhes do projeto e possam ser parceiros ativos durante todo o período de execução, nos distritos e comunidades participantes”.

Durante o encontro, discutiu-se ainda a importância do envolvimento ativo e direto dos técnicos do Serviço Distrital de Atividade Econômica (SDAE) que, no âmbito do referido projeto, serão treinados e farão a disseminação de conhecimento e técnicas de plantio aos agricultores das províncias de Tete e Manica.

Saiba mais sobre o projeto: https://centrodeexcelencia.org.br/alem-do-algodao/

Fonte: Com informações e fotos: CdE/PMA

imagem adicional
SAF/Sul Quadra 2, Lote 2, Bloco B, 4º Andar, Edifício Via Office - CEP: 70.070-600 Brasil - Brasília – DF

Copyright 2012 - Agência Brasileira de Cooperação - Governo da República Federativa do Brasil