A iniciativa possui um horizonte de 4 (quatro) anos e é resultado da negociação entre ABC, JICA, e os Ministérios das Cidades, Integração, MCT&I, dentre outras instituições, com vistas a fortalecer a capacidade brasileira de gestão de riscos e resposta a desastres naturais.
O projeto coaduna-se com diretrizes programáticas do Governo Federal (programa específico no PPA), e prioriza ações em quatro eixos estratégicos: Fortalecimento da capacidade de avaliação de risco; Fortalecimento da capacidade de planejamento urbano; Aprimoramento dos protocolos de alerta antecipado; e Melhoria do sistema de monitoramento e predição de desastres. Os três ministérios mais diretamente envolvidos dividem-se na coordenação das ações vinculadas a cada um desses eixos.
Implementado no âmbito da cooperação bilateral Brasil-Japão - um dos primeiros países a mobilizar esforços para contribuir com a resposta brasileira aos desastres naturais que assolaram a região serrana do RJ em 2011 – o projeto reflete a tendência recente de renovação da pauta de cooperação bilateral entre os países.
Instituições Executoras: Ministério das Cidades (Diretor do Projeto), Ministério da Integração (coordenador da reunião do JCC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) e CPRM.
Participaram da mesa de abertura: