A formação profissional é um dos maiores temas da cooperação prestada pelo Brasil. Por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na África, centros de formação e inserção profissional têm sido estabelecidos em diversos países que enfrentam déficit de mão-de-obra qualificada, o que causa desemprego generalizado.
O projeto "Centros de Formação Profissional" visa dotar o governo dos países parceiros de uma estrutura de formação profissional, na qual se inclui a construção de uma infraestrutura adequada e a formação de multiplicadores, instrutores e gestores. As áreas escolhidas, que são sempre definidas em conjunto com os países parceiros, abarcam setores como Mecânica de automóveis, Instalação e conserto de computadores, Construção civil, Corte e Costura, entre outros, qualificando assim a força de trabalho local.
No dia 06 de junho, o Centro de Formação Profissional da Guiné-Bissau, que iniciou suas atividades no país em 2006, realizou mais uma cerimônia de formatura dos seus alunos e alunas, que contou com a participação do Ministro da Função Pública, Reforma Administrativa e Trabalho da Guiné-Bissau, Tumane Baldé, do Secretário-Geral da Presidência da República, Cesar Augusto Vieira Fernandes e do Embaixador do Brasil no país, Fernando Apparicio da Silva.
Em suas palavras de abertura, o Embaixador brasileiro ressaltou que o significativo número de formandos a cada semestre - em torno de 250 - assim como o total de jovens formados desde a inauguração da escola - em torno de três mil - expressavam a importância do projeto para o país, assim como o êxito da parceria nele construída, entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o SENAI e entre o Brasil e o governo da Guiné-Bissau. Neste sentido, o Embaixador Silva mencionou os esforços que vêm sendo empreendidos pelo Ministério da Função Pública na busca de soluções que permitam assegurar a sustentabilidade financeira do Centro, na medida em que o objetivo é que cada país assuma gradualmente a gestão do mesmo.
O Ministro Baldé, em seu discurso, agradeceu à cooperação brasileira, que definiu como uma "cooperação silenciosa, mas profunda, como atestam os três mil jovens já formados nesta escola". Numa breve intervenção de improviso ao final da cerimônia, o Secretário-Geral da Presidência confirmou o interesse do Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, em acompanhar as notícias relacionadas com Centro de Formação Profissional.
Segundo relatado pelos presentes, o bom estado de conservação e manutenção do Centro impressionam os visitantes, ficando claro o envolvimento dos colaboradores guineenses com o projeto.
Dada a importância da iniciativa para o país, a cerimônia de formatura das alunas e alunos foi televisionada e transmitida no noticiário noturno da TV oficial da Guiné-Bissau (TGB). O Projeto foi inclusive, em 2016, destaque em um artigo do blog do Estadão.
O Brasil, por meio da cooperação Sul-Sul e com a expertise do SENAI, já apoiou a transferência do modelo de educação e de gestão de escolas de formação profissional para Angola, Cabo Verde, Guatemala, Guiné-Bissau, Jamaica, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, e, em breve, para o Haiti; assim como um centro de tecnologia ambiental no Peru. Considerando todos os países, cerca de 64.000 alunos já foram formados nos últimos dez anos, contribuindo, assim, para a geração de renda e a dinamização da economia dos países.
Saiba mais:
> Página de Facebook não oficial com informações do Centro de Formação Profissional da Guiné-Bissau
> 18/07/2016: Projeto do SENAI na Guiné Bissau é destaque em artigo de blog de educação do Estadão